(16) 99617-7032
Todas
Atualizado em 08/04/2021 – Escrito em 23/12/2020

Profa. Dra. Giovana Escobal

Mini-currículo: Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2001-2004). É Especialista em análise do comportamento aplicada ao autismo: Avanços no tratamento e pesquisa. Possui Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2005-2007), Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2007-2010). Pós-doutora em Psicologia, com bolsa FAPESP (2010/11201-9). É Diretora do Instituto ABAcare, Docente do Instituto Lahmiei Autismo e professora de Educação Especial na Prefeitura Municipal de São Carlos.

É Editora Associada da International Journal of Behavior Analysis and Autism Spectrum Disorders ( IJOBAS). Atuou em disciplinas da graduação e pós-graduação, co-orientou informalmente pesquisas de vários dos demais membros do laboratório e foi orientadora credenciada pela FAPESP para bolsas de Iniciação Científica.

Realizou estágio de pesquisa no exterior na University of Kansas, Lawrence, sob supervisão de Richard Saunders durante o mestrado e realizou estágio de doutoramento sanduíche no Departamento de Psicologia da Universidade da California, campus San Diego, com orientação do Prof. Dr. Edmund Fantino e da Profa. Dra. Stephanie Stolarz-Fantino.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Comportamento, deficiência intelectual, autismo, tomada de decisão econômica, escolha, preferência, autodeterminação, controle ambiental e preparação para o trabalho, além de ensino de habilidades acadêmicas e redução de comportamentos inadequados e disfuncionais.

Realiza consultoria em ABA para crianças, adolescentes e adultos com TEA e/ou atrasos no desenvolvimento intelectual e/ou de linguagem, além de realizar capacitação de profissionais e familiares e realizar consultorias no país todo.