Quem somos
Referência no desenvolvimento de pesquisa e no atendimento de pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista – o Instituto ABAcare, nasceu em 2018 em Ribeirão Preto e oferece apoio intensivo para os pacientes com transtorno do espectro autista, atrasos intelectuais e atrasos de linguagem.
No Instituto, que já atendeu mais de 1000 pessoas desde sua fundação, são realizadas intervenções comportamentais, ensino, estágios, pesquisas, consultorias e capacitações, visando atender serviços em nível Municipal, Estadual e Federal.
A frente da organização, estão as diretoras Profa. Dra. Giovana Escobal e a Profa. Mestre Dafne Fidelis, docentes do curso de especialização do Instituto Lahmiei – Autismo, da Universidade Federal de São Carlos. Ambas possuem sólida formação conceitual em pesquisa, atendimento e supervisão na área de Análise de Comportamento.
A hipótese principal da ABA é que as crianças com autismo apresentam “bloqueios” que os impedem de desenvolver as habilidades diárias. Por isso, o papel do terapeuta é compreender e intervir no comportamento da criança, aplicando os princípios da análise do comportamento.
O objetivo é ajudar as crianças a desenvolver habilidades linguísticas, cognitivas, sociais e de habilidades de vida diária. Para isto, inúmeros procedimentos da área como ensino por tentativa discreta, reforçamento diferencial, dentre outros, são usados para incentivar o comportamento desejado e desencorajar comportamentos inadequados. A terapia envolve os pais, família, escola, mediadores, terapeutas e geralmente é feito em ambientes do dia a dia da criança.
Com localização privilegiada o Instituto está instalado na Av. Carlos Consoni, 791, no bairro Jardim Canada em Ribeirão Preto.
Nossa equipe
Profa. Dra. Giovana Escobal
DiretoraMini-currículo: Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2001-2004). É Especialista em análise do comportamento aplicada ao autismo: Avanços no tratamento e pesquisa. Possui Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2005-2007), Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2007-2010). Pós-doutora em Psicologia, com bolsa FAPESP (2010/11201-9). É Diretora do Instituto ABAcare, Docente do Instituto Lahmiei Autismo e professora de Educação Especial na Prefeitura Municipal de São Carlos.
É Editora Associada da International Journal of Behavior Analysis and Autism Spectrum Disorders ( IJOBAS). Atuou em disciplinas da graduação e pós-graduação, co-orientou informalmente pesquisas de vários dos demais membros do laboratório e foi orientadora credenciada pela FAPESP para bolsas de Iniciação Científica.
Realizou estágio de pesquisa no exterior na University of Kansas, Lawrence, sob supervisão de Richard Saunders durante o mestrado e realizou estágio de doutoramento sanduíche no Departamento de Psicologia da Universidade da California, campus San Diego, com orientação do Prof. Dr. Edmund Fantino e da Profa. Dra. Stephanie Stolarz-Fantino.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Comportamento, deficiência intelectual, autismo, tomada de decisão econômica, escolha, preferência, autodeterminação, controle ambiental e preparação para o trabalho, além de ensino de habilidades acadêmicas e redução de comportamentos inadequados e disfuncionais.
Realiza consultoria em ABA para crianças, adolescentes e adultos com TEA e/ou atrasos no desenvolvimento intelectual e/ou de linguagem, além de realizar capacitação de profissionais e familiares e realizar consultorias no país todo.
Psicóloga Dafne Pavanelli Fidelis
DiretoraPossui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) – CRP 06/138250. Durante a graduação fez três iniciações científicas envolvendo o processo de tomada de decisão e comportamento cooperativo, duas com financiamento FAPIC Unimep (2013-2014 e 2014-2015) e uma com financiamento PIBIC CNPQ (2015-2016).
É mestre pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e foi bolsista CAPES (2017-2018). É docente e colaboradora do Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado da Universidade Federal de São Carlos. Atua em disciplinas da graduação e pós-graduação lato sensu em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem. Tem experiência na área da educação especial e clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Comportamento, deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, tomada de decisão econômica, escolha, preferência, autocontrole, comportamento cooperativo, controle ambiental e redução de comportamentos.
Celso Goyos
SupervisorProf. Dr. Celso Goyos, professor associado nível iv, departamento de psicologia UFSCar e coordenador do instituto LAHMIEI AUTISMO.
Celso Goyos está comemorando 40 anos dedicados à pesquisa, docência e extensão na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, onde fundou e coordena o Laboratório de Aprendizagem Humana Multimídia Interativa e Ensino Informatizado – Instituto LAHMIEI – Autismo.
É formado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Tem mestrado em Applied Behavior Analysis (ABA), pela Western Michigan University, onde iniciou curso de doutorado, concluído na Universidade de São Paulo – USP. Realizou estágios de pós-doutorado na Bangor University, Reino Unido, e, nos Estados Unidos da América – USA, na Kansas University, Lawrence e Parsons e University of California – San Diego.
Foi coordenador da Escola São Paulo de Ciência Avançada: Pesquisa e Tratamento do Autismo (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP). Atualmente coordena o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, vinculado ao Instituto LAHMIEI – Autismo. Atua como orientador de mestrado e doutorado nos programas de Psicologia e Educação Especial da UFSCar, nos quais concluiu a orientação de mais de 30 mestrados e 18 doutorados e 10 pós-doutorados.
Editor Chefe da International Journal of Behavior Analysis Applied to Autism Syndrome Disorders (IJOBAS); publicou artigos científicos e atuou como membro do corpo editorial do The Analysis of Verbal Behavior, European Journal of Behavior Analysis e de outras revistas. Trabalha nas áreas de Análise do Comportamento Aplicada ao autismo e a indivíduos com atraso no desenvolvimento intelectual e verbal. Orienta trabalhos de prestação de serviços em ABA e autismo.