(16) 99617-7032
Quem somos

Quem somos

Referência no desenvolvimento de pesquisa e no atendimento de pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista – o Instituto ABAcare, nasceu em 2018 em Ribeirão Preto e oferece apoio intensivo para os pacientes com transtorno do espectro autista, atrasos intelectuais e atrasos de linguagem.

No Instituto, que já atendeu mais de 1000 pessoas desde sua fundação, são realizadas intervenções comportamentais, ensino, estágios, pesquisas, consultorias e capacitações, visando atender serviços em nível Municipal, Estadual e Federal.

A frente da organização, estão as diretoras Profa. Dra. Giovana Escobal e a Profa. Mestre Dafne Fidelis, docentes do curso de especialização do Instituto Lahmiei – Autismo, da Universidade Federal de São Carlos. Ambas possuem sólida formação conceitual em pesquisa, atendimento e supervisão na área de Análise de Comportamento.

A hipótese principal da ABA é que as crianças com autismo apresentam “bloqueios” que os impedem de desenvolver as habilidades diárias. Por isso, o papel do terapeuta é compreender e intervir no comportamento da criança, aplicando os princípios da análise do comportamento.

O objetivo é ajudar as crianças a desenvolver habilidades linguísticas, cognitivas, sociais e de habilidades de vida diária. Para isto, inúmeros procedimentos da área como ensino por tentativa discreta, reforçamento diferencial, dentre outros, são usados para incentivar o comportamento desejado e desencorajar comportamentos inadequados. A terapia envolve os pais, família, escola, mediadores, terapeutas e geralmente é feito em ambientes do dia a dia da criança.

Com localização privilegiada o Instituto está instalado na Av. Carlos Consoni, 791, no bairro Jardim Canada em Ribeirão Preto.

Nossa equipe

Profa. Dra. Giovana Escobal

Diretora

Psicóloga Dafne Pavanelli Fidelis

Diretora

Celso Goyos

Supervisor